A empresa Log Lab Inteligência Digital participou, na manhã do último dia 14, no Centro de Eventos do Pantanal, do evento Tecnologia – Inovação e Modernização da Secretaria Municipal de Educação, promovido pela própria Secretaria, para mostrar a totalidade do Sistema de Gestão da Escola Cuiabana SIGEEC. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do sistema e pelo trabalho de manutenção e treinamento dos servidores. O fundador da Log Lab, Fernando Pereira, a Secretária Edilene de Souza Machado e a assessora executiva, Débora Marques Vilela, estiveram presentes e em suas falas enalteceram o papel da tecnologia na educação municipal e os avanços conquistados, nos últimos quatro anos.
Aos cerca de 550 servidores da rede municipal de ensino, diretores, gestores e secretários presentes foram apresentadas as dimensões do sistema de informatização, iniciado em 2020, com o objetivo de colocar a tecnologia para elevar o nível de gestão das escolas e creches municipais, integrando informações e formas de comunicação, para democratizar e dar transparência e agilidade aos processos, fato que facilita o trabalho dos servidores e da população.
Fernando Pereira destacou e agradeceu a oportunidade da Log Lab fazer parte dessa conquista histórica para a educação municipal, esforço de um time que vem se dedicando e colocando toda expertise para atender às demandas da Secretaria, mapeadas da realidade escolar, afinado com a equipe da Educação, designada para esse desafio.
“Temos orgulho em estar aqui celebrando resultados positivos desse trabalho que é tão importante para nossa sociedade e que colocou Cuiabá como um dos melhores exemplos de gestão escolar no Brasil, graças à visão dos gestores e à tecnologia”, enaltece.
A Secretária de Educação Edilene de Souza Machado, fez uma breve retrospectiva da situação, quando tudo dependia de controles manuais, lembrando que havia filas para as matrículas, quando os pais eram obrigados a enfrentá-las, sem a segurança de vagas, sujeitos à exploração de cambistas que vendiam vagas nas filas por até mil reais, situação que foi resolvida com a Matrícula Web. Neste portal, as famílias acessam as vagas de suas próprias casas e fazem a inscrição dos filhos nas escolas. A Secretária também convocou os servidores para darem sequência ao projeto de informatização, para que não haja retrocesso na próxima gestão.
Jacimar Borges, gestor do projeto pela Log Lab, destacou em sua fala de apresentação do sistema, a versatilidade da tecnologia, citando o qrcode de confirmação de presença no evento, desenvolvido especialmente para a ocasião, solução ágil que dispensou o uso de lista de presença. Ainda ressaltou o papel de cada servidor, que direta ou indiretamente colaborou para as conquistas obtidas. “A tecnologia muda realidades e não há como voltar atrás porque os benefícios são sempre para melhorar a vida das pessoas, facilitar os processos de trabalho e não tem fim. Cada dia uma nova possibilidade surge e todos que estão neste auditório são responsáveis pelos avanços que tivemos”, destacou.
O evento foi encerrado com a palestra Educação além da Informação, com o palestrante e consultor da Log Lab Cleiton Fernandes.