Blog

publicado em 19 de maio de 2020

Uso de inteligência artificial vai otimizar sistema de arrecadação tributária

Uso de inteligência artificial vai otimizar sistema de arrecadação tributária

Tecnologia está em desenvolvimento em Mato Grosso e será exportado para o Maranhão

Uma nova tecnologia para otimizar sistemas de arrecadação e fiscalização tributária está sendo desenvolvida pela Log Lab a pedido do governo do Maranhão. O Sistema de Mensuração Automatizada e Recuperação de Tributos (Smart) vai auxiliar na recuperação de tributos.

O objetivo do governo maranhense é ampliar a arrecadação do Estado sem a necessidade de aumentar as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Nosso CEO, Antônio Fernando Ribeiro Pereira, explica que o trabalho teve início na pesquisa sobre possíveis erros no atual sistema que resultassem em perda de arrecadação.

“Identificamos que as perdas ocorrem porque não é possível auditar todas as notas pagas, não existe capital humano para isso. Por isso estamos disponibilizando um sistema capaz de identificar divergências e recalcular créditos ou débitos dos contribuintes”, explica Antônio Fernando.

Leia também:
Site da prefeitura ganha atualização para incluir informações sobre a Covid-19

Com esta inteligência artificial será possível reconhecer padrões de emissão de documentos fiscais que não se adequam à classificação utilizada pelo emissor. “Isso traz um ganho de produtividade imenso, uma vez que o trabalho do auditor não é procurar o padrão errado, mas aplicar as medidas cabíveis, que nestes casos podem ser de até pesadas multas para casos onde for confirmada a fraude aos cofres públicos”, afirma o CEO.

Na prática, o Head de Inovação Vander Muniz afirma que o novo sistema vai analisar todos os itens das notas e conferir se o produto de fato comercializado está corretamente especificado. “Ocorre que alguns produtos podem ter mais de uma classificação e o sistema acaba cobrando errado, como no caso de bebidas que possuem diferentes subcategorias com alíquotas próprias, apesar de todos serem bebidas líquidas”, exemplifica Vander.

Além de classificar os documentos fiscais usando reconhecimento de padrões, o sistema será responsável pela geração da pauta fiscal de preço de forma automatizada. A pauta fiscal é um dos instrumentos mais importantes no processo de formação dos valores de impostos, sendo a base dos cálculos para as situações previstas na legislação tributária de cada estado.

Normalmente a pauta é formada usando pesquisa de mercado, isso torna o trabalho oneroso e a sua atualização demorada. Com os dados dos documentos fiscais eletrônicos, o Smart calculará automaticamente estes valores, reduzindo o risco de erro humano e garantindo que os preços estão o mais próximo possível das realidades transacionais do mercado.

CASES – Esta não é a nossa primeira tecnologia desenvolvida para melhorar os resultados dentro da gestão pública. Somos responsável pelo programa Gestor Saúde, da Prefeitura de Cuiabá, que automatizou a gestão dos recursos humanos e materiais da Secretaria Municipal de Saúde, gerando economia aos cofres públicos e agilidade no atendimento ao cidadão.

No Rio de Janeiro, nosso aplicativo está auxiliando os usuários a classificarem os sintomas da Covid-19 e buscar o atendimento mais adequada. Chamado de Sesin Responde, o app possui atendimento on-line 24 horas por dia para orientar os pacientes com suspeita da doença e assim desafogar as unidades de saúde e evitar aglomerações.