Algumas medidas já estão sendo tomadas pela administração pública para caminharmos para uma grande evolução nas gestões públicas. Como a digitalização que já é uma realidade.
O Governo Federal hoje têm cerca 54% dos seus serviços disponíveis de forma digital, de acordo com a Secretaria de Governo Digital.
Com esse momento de distanciamento social, as perspectivas demandam serviços mais digitais que possam ser feitos a distância. Isso está acelerando de forma exponencial a inserção da tecnologia na gestão pública.
O que antes poderia demorar mais alguns anos para chegar, está sendo pensado hoje e amanhã será colocado em prática.
Leia também:
Uso de inteligência artificial vai otimizar sistema de arrecadação tributária
A criatividade para imaginar novas soluções somada a inovação para pôr em prática são essenciais nessa esfera, para modernizar os sistemas. Os fluxos de informações serão cada vez maiores e a tecnologia vai auxiliar e conectar.
As Gestões Públicas no futuro serão cada vez mais digitais, disso não temos dúvidas. Mas percebemos que ainda falta uma infraestrutura adequada para que todo o território esteja na mesma página . Uma conexão de alta qualidade para interagir em tempo real com o governo e a população. Isso vai ajudar a tornar tudo mais integrado, conectado e transparente.
Algumas tendências como a gestão com indicadores de inovação, articulações com o setor privado e maior participação do cidadão no desenvolvimento de políticas públicas estarão com foco maior. A Internet das Coisas (IoT) não é mais a mesma e vai ganhar mais espaço nos próximos anos.
Nesse contexto vale até citarmos o pensamento “Lean”: As ações devem fazer parte de um aprendizado por meio do feedback obtido junto à população. Nesse caso haveria mais interação das gestões públicas com as pessoas.
A avaliação da gestão pública quanto ao seu modus operandis, só será positiva se ela gerar resultados. Se os gestores tiverem iniciativa e atitude para transformar.
Nós acreditamos que somente com muito trabalho, iniciativa e inconformismo, podemos analisar de forma criteriosa um problema. Depois podemos criar soluções, softwares, sistemas que resolvam e facilitem as gestões.